Ir para conteúdo

Conheça os 5 planetas anões do sistema solar


ValdirFTG

Postagens Recomendadas

De acordo com a União Astronômica Internacional, um planeta anão é um corpo celeste que orbita o sol, tem massa suficiente para se ter uma forma arredondada mas não chega a ser uma lua e principalmente ele é incapaz de limpar a vizinhança de suas orbitas, ou seja ele é pequeno demais em termos de massa para alterar o ambiente a sua volta da forma que um planeta faria. No nosso sistema solar, existem 5 planetas anões conhecidos mas os astrônomos estimam que podem ter mais de cem deles para serem descobertos. Então hoje vim trazer os 5 planetas anões do sistema solar.

 

5. Plutão

http://i.imgur.com/7J8DKzx.png

Ele foi descoberto em 1930 ele ficou sendo conhecido como o nono planeta do sistema solar até 2006 quando ele foi rebaixado para planeta anão. Ele foi rebaixado pois no inicio do século XXI diversos outros objetos similares a Plutão foram descobertos no sistema solar externo, e isso inclui Eris que é 27% mais massivo que Plutão, juntando isso e o reconhecimento de sua pequena massa, a classificação de Plutão como planeta foi colocada em dúvida.

 

4. Eris

http://i.imgur.com/gdPDWW9.png

Por um breve período ele foi considerado o décimo planeta do sistema solar, quando o mesmo foi descoberto em 2003 acreditava-se que Eris tivesse um diâmetro maior do que o de Plutão, por conta disso iniciou-se uma discussão para avaliar se Plutão ainda deveria ser considerado planeta, porém de acordo com observações recentes feitas pela NASA apontam que na verdade Eris é um pouco menor que Plutão.

 

3. Makemake

http://i.imgur.com/T4aMbjO.png

Makemake foi descoberto no ano de 2005 e reconhecido como planeta anão no ano de 2008, este planeta anão chama a atenção dos astrônomos por ter sinais de nitrogênio e metano congelado em sua superfície. Ele leva cerca de 310 anos para completar uma órbita ao redor do Sol.

 

2. Haumea

http://i.imgur.com/CXBI39c.png

Haumea é um planeta anão num tanto esquisito, ele tem um tamanho equivalente ao de Plutão, esse seu formato oval se deve ao fato que o Haumea é um do objetos do nosso sistema solar com a rotação mais rápida completando uma volta sobre seu eixo a cada quatro horas, ele leva 285 anos para completar uma volta ao redor do Sol e ele foi descoberto em 2003.

 

1. Ceres

http://i.imgur.com/Oyw79VS.png

Ele foi descoberto em 1801 e ganhou o título de planeta anão em 2006, antes disso ele chegou a ser considerado um asteroide, situado no cinturão de asteroides que existe entre Júpiter e Marte, observações recentes realizadas pelo Hubble mostraram que Ceres é um dos planetas anões que mais se parece com alguns planetas da primeira divisão do sistema solar como Terra e Vênus, uma de suas semelhanças é o interior diferenciado com um material mais denso no núcleo e minerais leves perto da superfície, além disso há indícios de que o planeta anão pode conter grandes quantidades de água pura abaixo de sua superfície.

 

~Fonte: Youtube.com/Poligonautas

 

Obrigado pela atenção!

Lembre-se, nós recebemos com muito boas-vindas:
Criticas construtivas
Coméntarios
Dicas

X Plutão por um breve período de tempo teve seu nome como ''Persival'', e é por isso que ele é meu planeta anão favorito :3

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...