Ir para conteúdo

Por que ficamos "fracos" quando rimos e "fortes" quando sentimos raiva?


ValdirFTG

Postagens Recomendadas

Você já deve ter passado por um situação em que você estava rindo bastante e logo depois de parar de rir você se sentiu pelo menos um pouco mais fraco, assim como também já deve ter passado por um situação em que você estava com muita raiva e se sentiu mais forte, agora, você já se perguntou o porque disso acontecer? Então hoje vim trazer o porque de ficarmos "fracos" quando rimos e "fortes" quando sentimos raiva.

 

Isso ocorre por causa da endorfina e da adrenalina, elas são substâncias liberadas em momentos de relaxamento e tensão, respectivamente. A endorfina é um neurotransmissor que funciona como uma espécie de "analgésico natural", assim relaxando a musculatura. Ela é uma herança evolutiva: ela servia para evitar desgaste físico e queima de energia nas horas de sossego. A adrenalina também foi importante na nossa preservação da espécie: ela é o hormônio liberado nas situações de perigo. Ela é como se estivesse nos preparando para fugir daquela situação de perigo ou lutar contra aquela situação de perigo. Abaixo vai uma comparação de como ambas as substâncias agem.

 

Adrenalina

Ela é um hormônio produzido nas glândulas suprarrenais, acima do rim. Ela é liberada em situações de alerta ou estresse, e ela produz aumento da frequência sanguínea de batimentos cardíacos e da circulação sanguínea, tonificação dos músculos, dilatação da pupila e aceleração da respiração. A duração dela é proporcional à duração do evento que causou o sua descarga, ou seja, é mais breve em um susto curto (como quase ser atropelado) e mais duradouro em uma ameaça longa (como um assalto).

 

Endorfina

Ela é um neurotransmissor produzido na glândula hipófise, na base do cérebro. Ela é liberada em situações que despertam algum tipo de relaxamento ou bem estar, e ela produz euforia e prazer, relaxamento muscular, alívio da dor, redução do estresse e melhora do humor. Sua duração, em média, dura cerca de 20 minutos mas esse tempo também pode ser proporcional ao da atividade que provocou sua descarga.

 

~Fonte: Mundo Estranho.com

 

Obrigado pela atenção!

Lembre-se, nós recebemos com muito boas-vindas:
Criticas construtivas
Coméntarios
Dicas

X Se isso funcionasse dentro do minecraft eu sempre iria contar uma piada antes de entrar em um pvp :I

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...