Ir para conteúdo

MATÉRIA TRISTEZA, DESTINO E GLÓRIA - TEXTO DE UM TORCEDOR


ZarakiKenpachi

Postagens Recomendadas

TRISTEZA, DESTINO E GLÓRIA

"Se a Chapecoense tivesse perdido pro San Lorenzo, estariam todos vivos". Penso nisso direto. Quantas vezes a gente não escapa de algo terrível e NEM FICA SABENDO? E reclama de derrotas minúsculas que podem ter sido ótimas? Pequenas e milhares de decisões que tomamos a cada dia podem mudar tudo. Ir na padaria da esquina ou no supermercado? Sair agora ou esperar o intervalo? Olhar o WhatsApp e arrancar o carro 2 segundos depois que o sinal abriu ou se concentrar no semáforo? Dizer a verdade ou mentir pra agradar? Tudo pode mudar nossas vidas. Milésimos de segundos, um espirro, uma defesa, um gol, uma cochilada de 15 minutos.
 

O intrigante é que só ficamos sabendo do somatório de fatores que conspiraram para uma tragédia quando ela de fato ocorre, quando todos os eventos necessários acontecem, em sincronia. Se UM deles não ocorre, tudo é evitado. "Bastava ter ido pela outra rua". Só que aí nunca ficamos sabendo, mesmo que 19 situações tenham contribuído para um desfecho trágico. Na última hora você sentiu dor de barriga e não foi naquela festa: aí nada aconteceu. Pro bem ou pro mal. Pra conhecer sua alma gêmea ou sofrer um acidente no caminho. Pra ter uma ideia brilhante que o tornaria milionário ou se meter numa briga que o deixaria com sequelas para sempre. E ficando milionário, talvez sua vida pudesse virar um inferno. E com as sequelas, podia ter sido incrível.
 

A moral da história é que os eventos, as circunstâncias e as combinações de acontecimentos estão sempre nos rondando. A cada passo que damos, todos os quadradinhos ao nosso redor se reconfiguram, gerando uma nova gama de possibilidades. E não temos controle sobre a esmagadora maioria desses eventos que nos afetam. Só podemos controlar 2 palmos a frente do nariz. Só podemos pisar no próximo quadradinho. Não há como prever algo ou construir alguma combinação mirabolante de episódios. Controlemos o que está a nosso alcance. O resto, chamemos de destino.
 

E é por isso que a Chapecoense ganhou aquela disputa com o San Lorenzo. Porque eles estavam aqui pra isso. Pra jogar futebol. Pra alegrar multidões. Pra buscar a glória. Era só o que estava ao alcance daquele grupo. E eles foram lá, lutaram e venceram. Acho que é isso que temos que fazer na vida: nosso melhor. Sempre. O resto é resto. E não tá a nosso alcance.
 

Em 2007 meu tio mais novo saiu do trabalho, no interior do RS, e foi até a casa da minha vó para almoçar com ela. Virando na rua da casa dela, foi alvejado por um tiro na testa. O Banco Banrisul da rua de trás estava sendo assaltado. Bandidos talvez tenham confundido seu carro com o da polícia. Tio Leo tinha 36 anos. Até hoje pensamos nos "SEs". Se não tivesse ido almoçar lá. Se tivesse saído antes. Se tivesse saído depois. Se tivesse ligado o rádio e ouvido as notícias. Se, se, se. É enlouquecedor. Mas a verdade é que ele fez o seu melhor. Foi almoçar com sua mãe, como filho dedicado que era, e o resto é resto. Tal qual a defesa milagrosa do goleiro Danilo que colocou a Chapecoense na Final da Copa Sul-Americana, meu tio viveu uma vida que muito nos orgulhou. O resto foi obra do destino. E ninguém tem total controle sobre ele.

Quando resulta em tragédia, pensar nisso é assustador. Mas diariamente esse mesmo destino pode nos proporcionar coisas incríveis. E até nos salvar de coisas horríveis. Só que aí quase nunca ficamos sabendo. Talvez aquele avião que caiu na Colômbia tenha salvado muita gente de uma vida vazia. Talvez tenha feito muita gente parar para refletir sobre o que realmente importa nessa breve passagem que temos pela Terra. Talvez tenha feito a gente chegar mais perto de entender pelo que vale a pena viver, amar, sofrer, morrer. Porque o resto é resto.

#ForçaChape
Vocês são gigantes. E continuarão sendo.

@lucasvon.

http://i.imgur.com/W3SwiXB.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...