Ir para conteúdo

MATÉRIA Tudo sobre a profissão Jornalista


Cheddar

Postagens Recomendadas

http://i.imgur.com/NykiV4G.png


 


Olá pessoas!


Hoje irei mostrar a profissão jornalista para vocês. Não irei falar do cargo aqui do fórum, e sim da profissão na vida real. Jornalistas podem trabalhar em jornais, revistas, emissoras de televisão e em muitos outros locais! Veja a seguir tudo sobre esta profissão:


http://i66.tinypic.com/2ewobpu.jpg


http://noticiasdatv.uol.com.br/media/_versions/noticias/2014/1424854131jornal_nacional_william_bonner_fixed_big.jpghttp://i66.tinypic.com/2ewobpu.jpg


 


Apuração e redação


O jornalista é o profissional que produz as notícias veiculadas aos meios de comunicação. Ele investiga fatos, redige e edita reportagens, e faz entrevistas, sempre adaptando a abordagem para o público que será atingido. O jornalista deve explorar vários pontos de vista dentro dos temas e favorecer o debate público.


 


Ligado em tudo


Para ser jornalista, é preciso ser curiososaber o que está acontecendo ao redor do mundo e gostar muito de escrever. É importante ter senso crítico, boa capacidade de expressão, domínio do português e de técnicas de redação. O jornalista deve ser responsável, ter postura ética e compromisso com a verdade.


 


Teoria e prática


O curso de graduação em jornalismo dura quatro anos. Nos dois primeiros os alunos aprendem filosofia, teoria da comunicação, entre outras matérias. Depois, vêm temas específicos, que preparam os alunos para exercer a profissão, como técnicas de redação e edição de texto. Desde o início há aulas práticas.


http://i66.tinypic.com/2ewobpu.jpg


http://guiadanetflix.com.br/wp-content/uploads/2016/11/jornalista.jpg


http://i66.tinypic.com/2ewobpu.jpg


Muitas opções!


O jornalista pode trabalhar em jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão, além de veículos online. A criação de conteúdo para a internet tem aberto muitas possibilidades para os jornalistas, que precisam aprender linguagem da internet e das redes sociais. Portais, TVs por assinatura, produtoras de conteúdo audiovisual, assessorias de comunicação e comunicação corporativa oferecem muitas oportunidades.


 


É obrigatório?


Não é necessário ter o diploma de jornalista para exercer a profissão. Por isso, muitos profissionais que tem experiência em determinada área, como economia ou cinema, podem trabalhar para veículos de comunicação, escrevendo sobre um determinado assunto. Mas muitas empresas preferem contratar jornalistas formados - a faculdade oferece conhecimentos técnicos muito importantes!


 


Por conta própria


Outra opção é abrir o próprio escritório de comunicação para realizar atividades como produção de conteúdo, assessoria de imprensa, redação publicitária e monitoramento de redes sociais. Também é possível prestar serviços a diversas empresas como freelancer ou produzir conteúdo para blogs e canais de vídeos.


http://i66.tinypic.com/2ewobpu.jpg


http://brasilescola.uol.com.br/upload/conteudo/images/o-jornalista-pode-atuar-em-diversas-midias-como-tv-web-jornais-radios-revistas-56a35303c90b2.jpg


 


http://i66.tinypic.com/2ewobpu.jpg


Essa foi a matéria de hoje, espero que tenha gostado de conhecer essa profissão.


Obrigado por ler e até a próxima!


 


 


Fonte: Revista Recreio


 


 


http://i.imgur.com/2qpTMYD.png


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...