Ir para conteúdo

[Matéria] Origem dos Cachorros


SttarFool

Postagens Recomendadas

8eZxcM2.png

Introdução

Nesse tópico vou falar um pouco de como se originou os cachorros. 

E um pouco sobre os animais que deram origem a eles.

http://i.imgur.com/Lr3PayD.png

Origem

SVqm8wP.jpg

A cerca de 15 mil anos atrás, a sobrevivência do homem era uma luta diária, em que a água e a comida formavam uma dupla de busca incessante, que também era disputada pelos animais.

 

Os lobos eram um desses rivais, eles evitavam um confronto direto com o homem e muitas vezes fugiam quando eles se aproximavam. Porém os mais mansos, que também podemos chamar de Omegas, ficavam por ali e muitas vezes comiam as sobras dos alimentos deixados pelos humanos. O homem passou a usar isto a seu favor e tentaram criar e domesticar eles. Com o passar do tempo, os animais que, se mostravam ferozes, não aceitando a presença humana, eram descartados ou impedidos de se acasalar.

 

Deste modo, ao longo do tempo, houve uma seleção de animais dóceis, tolerantes e obedientes ao ser humano, aos quais era permitido o acasalamento e que, fez com que eles criassem hábitos trazidos em sua evolução, como cuidarem da cria, serem brincalhões, aprenderem a latir para chamar a atenção do ser humano e perto deles foram se acostumando a ganhar comida, o que não deixou com que eles perdessem o instinto da caça, mas não tivessem de ser ferozes e  brutais. Sendo assim, se afastaram do impulso de que tudo era visto como presa.

 

Mesmo sem a aptidão violenta dos lobos selvagens, eles ainda eram ótimos na caça, então, passaram a fazer parte deste processo na busca pela comida dia a dia, o que explica muitas raças atualmente com esta característica marcante. Também eram ótimos cães de guarda, que vigiavam o território de ataques durante a noite.

RrHEuLr.jpg

Com o passar dos tempos se iniciou a criação de gado, deixando para trás os selvagens e trazendo na história esta espécie de lobo mais adestrado, que passou a cuidar dos rebanhos, onde, mais uma vez, hoje temos tipos de pets que são ótimos para esta finalidade.

 

Enfim, os períodos foram passando, o mercado comercial surgiu e a mistura de raças apareceu, fazendo a origem dos cachorros propriamente dita. Hoje, os peludos que temos são frutos de misturas de habilidades que o próprio homem fez, mesclando o lado caçador de um com a beleza do outro, o porte elegante da fêmea com a desenvoltura de guarda do macho e, domesticados, nos dias de hoje eles são os nossos fieis companheiros.

http://i.imgur.com/Lr3PayD.png

Sociedade dos Lobos

ttRbaXb.jpg

Os lobos vivem, geralmente, em alcateias, que são suas famílias. Nesses grupos há um casal dominante chamado de alfa, outro casal, chamado beta, que fica com o "comando" secundário do grupo e um lobo ômega - que ganha esse nome por ocupar a posição mais baixa na hierarquia da alcateia.

 

O macho alfa é quem toma as decisões na alcateia. Ele tem a força e habilidade de caça superiores às dos outros lobos. Sua companheira, que é seu par por toda a vida, comanda as fêmeas do grupo, e é a vice-líder, isso é, na ausência do alfa é ela quem toma as decisões do grupo. A sobrevivência da alcateia depende da sabedoria e liderança do casal alfa.

 

Os lobos alfa ganham o respeito do grupo através de demonstrações de força, rosnados e ranger de dentes. É o macho alfa quem decide aonde a alcateia vai dormir, caçar e determina quem vai comer (depois dele, é claro). 

Se houver filhotes na alcateia, todos os lobos são responsáveis pelo bem estar dos filhotes, e a fêmea beta exerce o papel de babá.

 

O lobo ômega é sempre o último a comer, e é tratado como bode expiatório da alcateia. Apesar disso, ele é também protegido pelo grupo, afinal ele é da família. O tamanho da alcateia varia muito, mas tem em média de cinco a dez lobos.

http://i.imgur.com/Lr3PayD.png

A caça aos Lobos

cXudlxU.jpg

Infelizmente, muita gente acredita que esses animais são monstros sanguinários e isso fez, durante muito tempo, os lobos serem mortos aos milhares. Desde o início do século 19, esses canídeos foram envenenados e até mortos por metralhadoras de caçadores atirando de aviões. Entretanto, não há um registro de um humano sequer morto por lobos.

 

Entre 1870 e 1877, foram mortos 100 mil lobos por ano nos Estados Unidos. Os Estados Unidos declararam uma verdadeira guerra contra os lobos. Tanto que quem matasse um lobo recebia cinco dólares de recompensa.

 

Em 1913, quem libertasse um lobo de alguma armadilha era multado em 300 dólares. Assim, América do Norte praticamente exterminou os lobos de seu território.

http://i.imgur.com/Lr3PayD.png

Ainda hoje, os lobos lutam para sobreviver nas poucas áreas naturais que restam e fogem da mira dos caçadores.  Os lobos são importantes, eles contribuem para um ambiente equilibrado e saudável, visto que preferem se alimentar de animais velhos ou doentes.

Quando os lobos abandonam uma toca, deixam para trás seus pelos. Esses, são utilizados por diversas aves para construir seus ninhos e a toca vazia, é ocupada por outros animais, como porcos-espinhos, por exemplo.

Sem os lobos, a população de alces e veados aumentaria e logo as pastagens não dariam conta de tantos animais, o que causaria desequilíbrios ecológicos.

 

Feito por: SttarFool

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Junte-se à conversa

Você pode postar agora e registrar-se mais tarde. Se você tiver uma conta, logue agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...