Ir para conteúdo

Matéria - Origem da Escrita


oliveira

Postagens Recomendadas

kjaP31k.png


 


Oi, to passando aqui só porque eu fiz essa matéria em outro fórum, e queria compartilhar no InstagramMemesCraft


E dessa vez vim falar sobre a


 


Origem da Escrita


Então, vamos :3


 


r81TtUb.png


 


O começo de tudo


 


Vamos voltar um pouco no tempo, basicamente na Pré-História, onde os ''homens das cavernas'' tentavam mostrar o que passava em suas mentes bem pequenas por desenhos feitos nas paredes, mas não com giz, e sim com o material que na época era disponibilizado. Esses desenhos são chamadas de pinturas rupestres, e através desses desenhos, que eles conseguiam se comunicar, já que na época não haviam inventado um modo de fala geral, como o Português, então, eles falavam entre si, desenhando algumas coisas, como, para caçar, eles faziam alguma representação desenhada, porém, ainda não podemos chamar isso de escrita, pois os desenhos não tinham uma organização base, eles não sabiam tudo que cada um fizesse. Então, vamos chegar para a primeira coisa que podemos chamar de escrita.


http://www.portaldarte.com.br/04-pintura-rupestre/lascaux-policromicos.jpg

 


Representação de pinturas rupestres.


 


 


A primeira escrita


 


Foi apenas por volta de 4.000 a.C. (antes de Cristo), na Mesopotâmia que a primeira forma de escrita bem elaborada foi criada.


Alguns sumérios começaram a desenvolver uma escrita, que mal eles sabiam que iria revolucionar de todos os jeitos o desenvolvimento da Terra, chamada de cuneiforme. Para eles usarem a nova escrita, eles pegavam placas de barro molhado, e escreviam nele mesmo, para depois, ficar duro normalmente, e pronto, foi assim o começo da escrita, porém não vamos apenas nos concentrar na Mesopotâmia, pois num bem curto período de tempo, várias outras civilizações foram aprimorando as técnicas, como o Egito Antigo.


E devemos agradecer um bocado à eles pois, se não fosse nessa época o começo da escrita, saberíamos muito menos sobre essa época, pois quando vamos pensar por volta de 4.000 a.C., logo lembrados das placas de barro, que continham coisas bem importantes na época, como eventos de economia e política um tanto mal ajustada.


05.%2B-%2Bcuneiforme2.jpg

 


Representação de escrita cuneiforme.


 


 


Os egípcios


 


E para não ficaram atrás na corrida, os egípcios, em um curto período de tempo após os sumérios começarem a escrita, também criaram a deles, porém era diferente. Eles tinham duas formas de escrita, uma mais fácil, demótica, e uma mais difícil, com desenhos, muuuuito mais símbolos, e bem mais complexa em formas de palavras, a hieroglífica, as paredes da parte interna de pirâmides, servia para poderem retratar coisas do dia a dia, que acontecem com os faraós, como eles satisfaziam seus deuses, e mensagens para mostrar como eram seus antigos inimigos, e jeitos de derrotá-los, outro jeito deles fazerem isso, era escrevendo em um papiro, que é um pequeno papel com o nome de sua planta original.


papiro-1.jpg

 


Representação de papiro. 


 


A Roma Antiga


 


Ao contrário dos outros dois, os romanos, em sua escrita original tinham apenas 3 letras maiúsculas, e isso fez com que na época em que ainda usavam esse alfabeto, eles começassem a escrever em pergaminhos, com uma ajuda de hastes de bambu, ou penas de aves e patos, porém, eles tiveram que ''arrumar'' as únicas três maiúsculas, e com isso, foi criado um novo tipo de escrita, que eu chamo de não-original, mas eles chamam de uncial.


Este novo estilo resistiu até por volta do século VIII, ou século 8, e foi o primeiro utilizado para a formação das Bíblias escritas.


 


Curiosidades:


 


Na Alta Idade Média, mais exatamente no século VIII, um monge inglês, chamado Alcuíno, criou um alfabeto específico a pedidos do imperador da época, Carlos Magno, e para não termos dúvidas, ele não tem apenas 3 letras maiúsculas como os egípcios, e sim diversas letras maiúsculas e minúsculas, para elas não ficarem atrás.


Passou um tempo, essa escrita ainda estava sendo usada, e sofreu algumas mudanças, porém não das boas, e sim as que atrapalharam na leitura das pessoas, pois ela era muito complexa, muitas letras, maiúsculas e minúsculas, símbolos, etc. E, apesar de tudo, no século XV, ou 15, alguns sábios italianos, um tanto inconformados com tal dificuldade no alfabeto, apenas para fazer a matéria ficar maior, criaram MAIS UMA ESCRITA.


Alguns anos se passaram, e outro italiano, Lodovico Arrighi, em 1522, foi responsável pelo primeiro caderno de caligráfia, aquele que você tinha que ficar fazendo no primeiro ano, para sua letra não ficar tão feia, mesmo que já seja feia. Ele que criou o tipo de fonte itálico, que eu acabei de usar, mas para deixar bem claro, esse é um exemplo de itálico:


O rato roeu a roupa do rei.


 


r81TtUb.png


 


Acabou ; - ;


Como de costume, se gostou deixe um UP, se achou um erro me avise, e é isso, falows :3


 


Fonte - AQUI!


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Junte-se à conversa

Você pode postar agora e registrar-se mais tarde. Se você tiver uma conta, logue agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...