Ir para conteúdo

MrErik_

Postagens Recomendadas

Halloween

6VTDe8r.png

 

halloweenimage.jpg?w=335&h=215

 

Dia 31 de Outubro, mundialmente conhecido como "Halloween ou Dia das Bruxas".

Halloween, é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países com especial relevância no Canadá, Irlanda, Reino Unido e nos Estados Unidos. A palavra Halloween tem origem na Igreja católica. Vem de uma tradição contraída do dia 1 de novembro, o "Dia de Todos os Santos", é um dia católico de observância em honra de santos. No século V depois de Cristo, na Irlanda Céltica, o verão concluía-se em 31 de outubro, oficialmente. O feriado era Samhain, o Ano novo Céltico.

Halloween, a origem desta palavra vem de "All Hallows' Even"(Noite de Todos os Santos), a véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallows' Day).

 

Doces ou Travessuras ?

 

"Doces ou Travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar).

No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas (ou Finados aqui no Brasil), os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha. Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador.

6VTDe8r.png

 

Abóboras iluminantes

 

halowwen2.jpg

A vela na abóbora, tem sua origem no folclore Irlandês;

História: Jack O'Lantern

Um homem chamado Jack, um alcoólatra grosseiro, em um dia 31 de Outubro bebeu, até que o diabo veio buscar sua alma. Angustiado, Jack implora por mais um copo de bebida e o diabo concede.

Jack estava sem dinheiro para o último trago e pede ao Diabo que se transformasse em uma moeda. O Diabo concorda.

Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz.



Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propõe um trato: libertá-lo em troca de ficar na Terra por mais um ano inteiro. Sem opção, o Diabo concorda. Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à igreja e faz até caridade. Mas a mudança não dura muito tempo, não.



No próximo ano, na noite de 31 de outubro, Jack está indo para casa quando o Diabo aparece. Jack, esperto como sempre, convence o diabo a pegar uma maçã de uma árvore.



O diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco. O diabo promete partir por mais dez anos. Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o diabo nunca mais o aborreça. O diabo aceita e Jack o liberta da árvore. Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre, e em seguida tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada. Sem alternativa, vai para o inferno.



Chegando lá, encontra o diabo, o qual ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite sua entrada, e como castigo, o diabo joga uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo. Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando.



Devido à esse acontecimento, sua alma penada passa a ser conhecida como Jack O'Lantern (Jack da Lanterna). Os nabos na Irlanda eram usados como "lanternas do Jack" originalmente, mas quando os imigrantes vieram para a América, eles descobriram que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos. Então começaram à utilizar abóboras iluminadas com uma brasa por dentro ao invés de nabos. Por isso a tradição de se fazer caricaturas em abóboras e iluminá-las por dentro com uma vela na época de Halloween.



Segundo a lenda, quem presta atenção e consegue ver uma pequena luz fraca na noite de 31 de outubro, é porque conseguiu ver a passagem de Jack procurando uma saída do limbo em que está preso.


6VTDe8r.png

 

Bruxas no Halloween

bruxas.jpg

Em lendas, as bruxas se reuniam duas vezes pode ano durante as mudanças nas estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro. Em lendas, chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam de uma festa chefiada pelo próprio Diabo.

Diz-se também que para encontrar uma bruxa era preciso colocar suas roupas do avesso e andar de costas durante a noite de Halloween. Então, à meia-noite, você veria uma bruxa!

Religião em bruxas chegou aos Estados Unidos com os primeiros colonizadores. Lá, elas se espalharam e misturaram-se com as histórias de bruxas contadas pelos índios norte-americanos e, mais tarde, com as crenças na magia negra trazidas pelos escravos africanos.

O gato preto, em que as bruxas quais citam que elas podem transformar-se em gatos e também devido à crenças, as quais pregam que os gatos são na realidade espíritos de pessoas mortas. Uma das mais conhecidas é a de que se um gato preto cruzar seu caminho, você deve voltar pelo caminho de onde veio, pois se não o fizer, é azar na certa.

6VTDe8r.png

Espero que tenham gostado e até a próxima!

6VTDe8r.png

Bom, como hoje é dia 25 de Outubro e estamos falando sobre Halloween, ficou sabendo a pré-estreia do filme Halloween hoje nos cinemas aqui no Brasil ?

Confira:

Mais

HALLOWEEN

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...