Ir para conteúdo

CRÍTICA Gambito de dama


ζ͜͡Mҽԃυԋ

Postagens Recomendadas

42P3PBQ.png


 


 


Olá istivis, como vão?


Você provavelmente já ouviu falar sobre aquela "série de xadrez" da Netflix. A minisérie Gambito de Dama fez um grande sucesso logo após seu lançamento, ficando inclusive no top 10. Mas chega de enrolação e vamos ao que interessa.


 


Sinopsezinha improvisada:


Elizabeth Harmon é uma orfã de 9 anos de idade que se apaixona por xadrez quando ela vê o zelador do orfanato jogando o jogo.


Ela acaba criando curiosidade e logo pede para que seja ensinada a jogar. E assim começa a jornada dela entrando em um mundo competitivo de estratégias, análises e muitos desafios. 


 


Um ponto alto da minisérie é que ela é muito imprevisível. A Elizabeth é boa sim, mas não ganha todas. Isso acaba criando uma tensão por que com um simples movimento de uma peça, o jogo vira e começa a dar tudo errado. O que me leva a falar da atuação que para ser sincera, eu gostei muito. Quando algo não sai como planejado durante o jogo, você consegue ver o desespero crescendo dentro dela e mesmo ela falar uma palavra, é perceptível que ela tá pensando em como virar o jogo a favor dela. E em cada jogo que ela ganha, ela faz uma expressão de vitória que eu simplesmente achei sensacional. Outra coisa que eu gostei bastante, ela não é mágicamente boa em xadrez. Ao longo dos episódios, sempre é mostrado ela estudando o tabuleiro, estratégias e lendo diversos livros. Ou seja, ela tem talento sim mas também é muito esforçada e esse aspecto é algo que eu achei muito legal. Até por que, seria um tanto quanto zuado se a menina fosse boa por simplesmente ser boa, sem nenhum motivo aparente. 


Sinceramente, eu não achei muitos defeitos enquanto assistia mas algo que me incomodou foi a duração de cada episódio. Sete episódios de uma hora, ao menos para mim, me dá preguiça de assistir, além de começar a ficar enjoativo no meio do episódio e eu começar a pensar "olha, uma parede branca." Sim, tem umas cenas que são chatinhas de assistir, mas paciência. Até por que, depois que essas cenas passam, geralmente vem umas cenas muito empolgantes de assistir. 


 


Para finalizar, se você é uma pessoa que tem interesse em xadrez, corre para assistir. E se você não tem interesse, eu diria que tem 99% de chance de você se interessar depois. E é isto, eu adoraria saber a opinião de quem já assistiu. 


 


c4qFgLK.jpg


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz 2 meses que estou no ep 2 de Game of Thrones justamente pelo tempo de duração dos episódios, mais de uma hora cada, acho que não conseguiria assistir tudo kk. Mas me parece interessante, aliás, queria aprender a jogar o jogo em si.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa série é impecável, me apaixonei pela atriz que faz a Elizabeth depois dessa série, já vi TODA a filmografia dela, atriz incrível!

Depois do lançamento dessa série a pesquisa por "xadrez" no google aumentou 300%, haha, mas esse nem é o foco da série apesar de girar em torno do xadrez, a série aborda muitos assuntos sociais interessantes. 

 

Boa crítica, Meduh sz 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei muito do fato de que, depois do sucesso da série as pessoas começaram a se interessar mais pelo xadrez, que sem dúvidas é um esporte incrível e pouco valorizado, o modo como a série apresenta o Xadrez é simplesmente incrível.

Outra coisa que me chamou a atenção foi a história da Beth ser baseada na história de um enxadrista famoso conhecido como Bobby Fischer, que contra tudo e todos ganhou o campeonato mundial e que, para muitos (pra mim inclusive) é o melhor enxadrista de todos os tempos, série muito boa e parabéns pela crítica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...