Ir para conteúdo

[Matéria] Limite de dados


Frangodahora

Postagens Recomendadas

 

          Há pouco tempo, foi anunciado pelas operadoras Oi, Vivo e pela NET/Claro, que seus planos de banda larga fixa passariam a ser oferecidos com limite de dados, praticamente igual aos planos de internet 3G para celular.

          Isso funcionaria da seguinte forma: você contrata um plano de internet com um limite de dados de 100Gb por mês. Cada vez que você fosse jogar online, baixar uma música, até mesmo ao assistir uma série com qualidade HD, consumiria uma grande parte desse pacote. Quando atingi-se o limite de dados, a operadora poderia interromper o serviço de internet até o próximo mês, ou diminuir a velocidade, a menos que você pague para ter mais limite de dados. 

          Muitas pessoas criticaram essa ideia, foi feito até um abaixo assinado online que quando atingisse 600 mil assinaturas ou mais, seria encaminhado às operadoras Vivo, GVT, Oi, NET/Claro, à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e ao Ministério Público Federal. 

          Isso pode prejudicar muito pessoas que jogam online ou que gostam de assistir séries e filmes online. Imagine que você está jogando online e sua internet para porque atingiu o limite de dados, ou está assistindo um filme, e a velocidade da internet cai drasticamente. Isso não afetará somente essas pessoas, mas também pessoas que estudam através da internet, que fazem graduação, faculdade online.

          Um processo que investigará as ofertas da Vivo, Oi e NET/Claro foi iniciado pela 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon) do Ministério Público do Distrito Federal. O promotor Paulo Roberto Binicheski citou como a cobrança com limite de dados pode prejudicar os consumidores.

          "A proposta de alteração do sistema de cobrança reflete planos comerciais abusivos, com o propósito disfarçado de encarecer os custos de utilização da internet pelo usuário médio", disse Binicheski, em nota divulgada à imprensa. 

           Segundo notícias, até o momento apenas os consumidores que usam banda larga com conexão ADSL estão sendo afetados pela nova regra, sendo assim, consumidores que tem banda larga com conexão por fibra ótica ainda não estão sendo prejudicados. 

          

 

 

                                             

                   

                  

                                                                            Fontes: olhardigital.uol.com.br; g1.globo.com.

                                                                   ~ Matéria feita por: Frangodahora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...