Ir para conteúdo

Como foi feito o InstaMC(e qualquer servidor de minecraft)


Elfss

Postagens Recomendadas

Como é Feito um Servidor de Minecraft?

Já vou pedir aos staffs que movam esse tópico para um área mais apropriada, obrigado s2

 

  Nesse Tópico eu vou mostrar para vocês como é criado um servidor de minecraft

 

  Olá. Acho que todos aqui já me conhecem principalmente por criar polêmicas, mas dessa vez eu vim mostrar como é criado um servidor de Minecraft e como é muito mais fácil do que você imagina.

  Por mais que eu seja um programador, para criar um servidor de minecraft nunca foi necessário qualquer conhecimento em programação, apenas um pouquinho de pesquisa já foi o suficiente. 

 

  Para dar início ao nosso servidor, temos que entender alguns conceitos:

O primeiro e mais importante é escolher uma API, sem entrar em detalhes técnicos, a API é mais ou menos o "minecraft em modo servidor" do minecraft. Existem duas principais APIs que são utilizadas hoje em dia: Spigot e Sponge.

 

Spigot - Tem um suporte melhor a plugins que funcionam junto com o minecraft vanilla.

Sponge - Forge e outros mods são melhor compatíveis com esta API.

 

  Nesse tópico,iremos utilizar o Spigot para melhor entendimento.

Pois bem, agora que escolhemos nossa API, podemos ir ao site oficial do spigot para poder baixar: https://www.spigotmc.org/

 

  No site, iremos em Downloads ->Spigot/Buildtools

7Cdv97C.png

 

     Nota: não entraremos em detalhes de como criar um lobby por enquanto mas seria ali em bungeecord

 

  Será carregada uma nova aba e nesta apenas precisamos clicar em BuildTools.jar. Coloque o arquivo que você irá baixar em uma pastinha separada.

  6FHlx5Z.png

  Temos nossa API, agora precisamos escolher a versão do nosso servidor, vou deixar uma lista completa para vcê escolher a sua: https://www.spigotmc.org/wiki/buildtools/

 

  Eu escolhi a 1.8 e ao longo desse tópico vou explicar o por quê. Agora que escolhemos a versão do nosso servidor, temos que dizer para a API que nosso servidor vai ter essa versão certo?

 

  É ai que entra uma parte um pouco chata. Por padrão, o windows não consegue usar códigos em bash, então vamos instalar um programa para que possamos executar esses tipos de código: https://git-scm.com/downloads

  Git é a melhor e mais famosa ferramente para esse tipo de coisa.

 

  Na sua pastinha com o Buildtools, clique com o direito em qualquer lugar e depois em Git Bash Here:

  7R8e0pi.png

 

  Agora, volte naquela página de versões de spigot que eu te passei a alguns momentos atrás e  dentro do terminal do git Bash, use o comando da versão que você deseja obter, no meu caso a 1.8:

    V7QaQFn.png

    Nota: a pasta do seu servidor pode não funcionar se estiver na área de trabalho por causa do OneDrive do windows então para previnir, coloque no disco local C:).  Já te digo que isso vai demorar e talvez mais que dez minutos.

 

 

 

  Você vai ter esse resultado:

  I6axXZ0.png

  Muitos arquivos né? Mas o unico que nos interessa é o spigot-versão então vamos deletar todo o resto.

  Após manter apenas o spigot-versão.jar, vou renomear o arquivo para spigot.jar, mas você pode renomear para server.jar ou qualquer nome que você queira manter. É por esse arquivo que vamos iniciar nosso servidor.

Agora precisamos abrir nosso servidor certo? Nessa mesma pasta, Abra um bloco de notas e salve o arquivo vazio desta forma:

  PY2j832.png

 

  Nota: por padrão, o windows não vai querer salvar arquivos .bat então trocar o .txt por todos arquivos na hora de salvar vai ajudar com isso.

 

  Agora, clique com o direito nesse .bat que criamos e depois em editar, cole essa linha dentro dele:

 

java -Xmx1024M -Xms1024M -jar spigot.jar nogui

 

 

java = O java

-Xmx1024M -Xms1024M = a memória ram que estamos dedicando ao servidor.(note que a memória ram está em mbs então 1024m = 1gb)

spigot.jar = aquele arquivo que renomeamos

nogui = na verdade eu não lembro para que serve, mas sei que serve para algo kkkk

 

  Salve o arquivo(ctrl + S) feche e depois o execute. Ele rapidamente já vai fechar, e vão ser criadas algumas coisinhas na sua pasta, agora abra um dos arquivos que se chama eula, na ultima linha, troque o valor "false" para "true", salve e feche. Novamente, abra seu server.bat e agora sim ele vai carregar todos os arquivos do seu joguinho.

 

  A ultima configuração que faremos é abrir o arquivo de texto server.properties(talvez listado apenas como server). Nesse arquivo, altere o valor  da linha de online-mode: false para true da mesma forma que fizemos com o eula. Isso vai permitir que jogadores com minecraft pirata entrem no servidor. Tem mais muitas boas configurações nesse arquivo como dificuldade, pvp e algumas outras coisas.

 

  Nosso servidor está praticamente pronto, mas cadê os plugins Elfss? Plugins dependem muito da sua necessidade. Eu vou colocar 3 dos mais essenciais aqui para dar um exemplo para vocês:

 

ViaVersion:

  Lembra que eu disse que ia explicar porquê eu escolhi a 1.8? Esse plugin vai fazer com que jogadores com versões superiores a nossa 1.8 possam se conectar no servidor, claro, existe uma limitação de não poder usar blocos de versões acima da 1.8, mas um servidor de minigames não teria essa necessidade.


 

EssentialX. 

  Esse plugin é uma junção de ferramentas como por exemplo: ban, mute, sethome, home, warp, kits e etc.


 

LuckyPerms.

  Esse aqui vai gerar um painel com as permissões que cada player deve ter, um exemplo muito claro de como é usado é nosso próprio insta com a diferença de comandos entre players padrão(default) vips e staffers.


 

  Instalar plugins é muito fácil, você só precisa baixar e jogar ele na pasta plugins. Mas muito cuidado na hora de baixar e certifique-se que está baixando o plugin para a versão correta do seu servidor.

 

  Agora, vamos para o momento final deste tópico(graças a deus tava muito grande já). Vamos abrir novamente nosso start.bat, ele vai instalar nossos plugins e preparar nosso mundo. Enquanto isso, vamos abrir o nosso Minecraft, eu estarei abrindo na versão 1.15:

 

HvFZVgo.png

 

Use localhost ou 127.0.0.1 para acessar seu servidor. Nunca feche o terminal que será aberto após o start.bat pois fechará o servidor também.

 

 

  Temos como resultado um servidor operante, não vou entrar em detalhes de como se configurar plugins e como botar o servidor em uma host pois este tópico se tornaria um livro.

    fwNCISF.png

 

  Se você gostou desse conteúdo, recomendo ficar vasculhando o spigot e os plugins para ele, sempre leia tudo sobre um plugin para saber quais suas permissões, comandos e se ele necessita de outro plugin.

Beijos do Tio Elfinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Junte-se à conversa

Você pode postar agora e registrar-se mais tarde. Se você tiver uma conta, logue agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...