Ir para conteúdo

[Matéria] Como é o céu em outros planetas do nosso sistema solar


ValdirFTG

Postagens Recomendadas

Nem todo planeta tem um céu azul com nuvens como o nosso, claro. Basicamente, há quatro fatores envolvidos: composição da atmosfera, iluminação das estrelas proximas, partículas em suspensão no ar e reflexo dos componentes do solo.
Então hoje vim trazer como são os céus dos outros planetas do nosso sistema solar.

 

1. Mercúrio

http://i.imgur.com/5P8TN2M.jpg

Por não ter atmosfera, o céu dele é sempre negro, com direito a estrelas - incluindo uma enorme, o sol (afinal, Mercúrio é o primeiro planeta do sistema solar)

 

2. Vênus

http://i.imgur.com/glwEyCC.jpg

A atmosfera é muito densa, a ponto de o Sol nem aparecer. As nuvens de ácidos, como o sulfúrico, fazem os astrônomos presumirem que o céu seja branco-amarelado, mas imagens das sondas soviéticas Venera na década de 1970 mostram uma cor alaranjada.

 

3.Marte
http://i.imgur.com/uZpXHYt.jpg

A atmosfera rica em CO2, a superfície avermelhada e a intensa poeira deixam o tom escarlate predominante. No nascer e no por do Sol, o céu fica rosa, e as áreas mais próximas do Sol ficam azul.

4.Júpiter
http://i.imgur.com/qL6tnhz.jpg
Onde o céu está limpo, o amarelo-sujo dominaria. Mas, nas regiões de tempestades, substâncias como hidrosulfeto de amônia espalhariam tons alaranjados, avermelhados e marrons.

5.Saturno
http://i.imgur.com/HMxL3h8.jpg

Em dias limpos, os anéis seriam de tirar o fôlego, assim como a grande lua Titã, que é laranja-escura. O problema é que quase sempre as nuvens de amônia e hidrossulfeto de amônia deixariam o céu como o de Júpiter, mas mais esbranquiçado.

6.Urano
http://i.imgur.com/FPjtBFX.jpg

A grande quantidade de gás metano deixaria o céu do planeta com uma tonalidade ciano.

 

7.Netuno
http://i.imgur.com/N6YgayX.jpg

Como em Urano, o azul também é predominante por causa da existência do gás metano no planeta. A diferença é que a distância ainda maior em relação ao Sol tornaria a tonalidade do céu de Netuno mais escura para os olhos humanos.

 

~Fonte: Mundo Estranho.com

 

Obrigado pela atenção!
Lembre-se, nós recebemos com muito boas-vindas:
Criticas construtivas
Comentários
Dicas

X Extra-Terrestres hostis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...