Ir para conteúdo

3 acidentes radioativos recentes que chocaram o mundo


ValdirFTG

Postagens Recomendadas

Uma grande parte dos acidentes radioativos aconteceram no passado quando ainda não sabíamos bem como mexer com tais coisas, e apesar de hoje nossa tecnologia já ter evoluído e nós já termos um domínio maior sobre isso ainda há alguns riscos de acidentes radioativos. Então hoje vim trazer 3 acidentes radioativos recentes que chocaram o mundo.

1. Máquina Therac-25, 1985-1987

O Therac-25 é uma máquina de radiografia que foi fabricada pela Atomic Energy of Canada (AECL) em 1985. Esse dispositivo foi o responsável pela morte de três pacientes entre 1985 e 1987. A causa da morte dessas pessoas foi envenenamento por radiação.

O problema estava na quantidade de radiação emitida em seu funcionamento. Enquanto um paciente deveria receber cerca de 200 rads, a Therac-25 bombardeava as pessoas com o valor absurdo de 15 mil e 20 mil rads. Cinco dessas máquinas foram enviadas para os Estados Unidos, e seis delas permaneceram no Canadá.

 

2. Césio-137, Goiânia, 1987

Esse foi um dos casos mais recentes de desastres envolvendo radiação no Brasil em 1987, na cidade de Goiânia, em Goiás.  Lá, dois catadores de lixo curiosos foram os responsáveis por desencadear um dos maiores acidentes envolvendo o isótopo Césio-137.

Ao vasculharem as antigas instalações do Instituto Goiano de Radioterapia, os dois catadores de lixo encontraram um aparelho de radioterapia abandonado. Os dois tiveram a ideia de levar o dispositivo para casa, o que acabou resultando no envenenamento e na morte de centenas de pessoas. A situação só foi contornada porque a esposa de um dos catadores levou a cápsula de Césio-137 para a sede da Vigilância Sanitária, que identificou o elemento e conteve o problema.

 

3. Kramatorsk, Ucrânia, 1989

No ano de 1989, em Kramatorsk, na Ucrânia, duas famílias que moravam em um mesmo prédio sentiram na pele o perigo da radiação. Em uma delas, a mãe viu as suas duas crianças morrerem por conta de uma leucemia contraída de forma desconhecida. Na segunda família, o filho mais velho também morreu, enquanto outro ficou gravemente ferido.

O motivo das mortes só foi descoberto depois que essas duas famílias contrataram especialistas para analisar o ocorrido. Eles constataram que uma cápsula de Césio-137 estava armazenada em uma parede de concreto existente entre os dois apartamentos. Esse elemento químico é utilizado em dispositivos de controle de processo radioisótopo.

 

~Fonte: TecMundo.com

 

Obrigado pela atenção!

Lembre-se, nós recebemos com muito boas-vindas:
Criticas construtivas
Coméntarios
Dicas

X Se vivêssemos no mundo do cinema ou das HQs provavelmente essas pessoas ganhariam super-poderes

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...